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(ENEM/PPL - 2018)Os nveis de desigualdade construd

Sociologia | educação
Sociologia | instituições sociais | estado
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(ENEM/PPL - 2018)

Os níveis de desigualdade construídos historicamente não se referem apenas a uma questão de mérito individual, mas à falta de condições iguais de oportunidades de acesso a educação, trabalho, saúde, moradia e lazer. As pesquisas mostram que há um grande abismo racial no Brasil, e as estatísticas, ao apontarem as condições de vida, emprego e escolaridade entre negros e brancos, comprovam que essa desigualdade é fruto da estrutura racista, somada à exclusão social e à desigualdade socioeconômica, que atinge toda a população brasileira e, de modo particular, os negros.

MUNANGA, K.; GOMES, N. L. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global; Ação Educativa, 2004 (adaptado).

O conjunto de ações adotado pelo Estado brasileiro, a partir da última década do século XX, para enfrentar os problemas sociais descritos no texto resultaram na

A

ampliação de planos viários de urbanização.

B

democratização da instrução escolar pública.

C

manutenção da rede hospitalar universitária.

D

preservação de espaços de entretenimento locais.

E

descentralização do sistema nacional de habitação.